-
Arquitetos: AZL Architects
- Área: 3000 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: NANQI INDUSTRIAL, XINWU FLOOR
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tendência de modernização e urbanização no desenvolvimento rural requer inevitavelmente a introdução de novas tipologias funcionais. Como um edifício multifuncional dotado de grandes espaços, o Internet Conference Center é um deles. A partir dos modelos de auditórios municipais e das estufas de vegetais como referências formais de projeto, o Shitang Village em Jiangning tenta reconstruir edifícios públicos no contexto rural. Esforços foram feitos para desenvolver rapidamente um sistema industrializado, através da pré-fabricação e pilares muito esbeltos, aplicando de forma seletiva, tecnologias adequadas para eliminar projetos de edifícios frágeis e restaurar o caráter original das aldeias rurais, e consequentemente, conduzido uma prática muito atual em aldeias rurais, em um período de avanço na construção extremamente recente.
1. Grandes edifícios em pequenas cidades:
O plano da " pequena vila da Internet" de Shitang Village é uma miniatura de município na zona rural chinesa, incluindo diferenças sutis e problemas que a modernização do campo e a urbanização dos povoados apresenta, até mesmo naquelas localidades com condições geográficas vantajosas e riqueza de recursos naturais. Localizada 40 quilômetros à sudoeste de Nanjing, esta vila suburbana completou, conforme planejado, seu projeto de renovação e construção de alojamentos e refeitórios. Como acompanhamento do desenvolvimento deste "belo povoado", para atender às necessidades multifuncionais de conferências e atividades culturais resultantes de "um espaço permanente para a concorrência do empreendedorismo na internet" no futuro, o projeto do Internet Conference Center proposto pelo governo local é essencial para a futura transformação industrial no campo. Ao mesmo tempo, no entanto, a falta de um processo para a definição do local e o inicio da construção ainda sobre um plano recém impresso, demonstra uma certa "espontaneidade" no desenvolvimento dos assentamentos rurais.
2. Reestruturação de tipologias:
Raramente são vistas grandes edifícios na tradicional zona rural chinesa. Tipicamente, grandes edifícios são "auditórios municipais" como edifícios públicos e "estufas verdes" como instalações produtivas. A análise dos elementos destes dois tipos de "protótipos" mencionados acima, tornou-se um método importante para a promoção de projetos. Os tipos de edificações rurais estão diretamente associados a seus materiais e a estrutura da construção. Representam tanto a materialidade concreta dos edifícios rurais, ou uma ferramenta formal importante como imagens espaciais abstratas de edifícios, portadores de experiências culturais.
O despertar da memória dos auditórios municipais, levou naturalmente aos elementos espaciais básicos, como o tradicional telhado de duas águas. De fato, na maior parte do tempo, o grande espaço do centro de conferências também se tornará o local de encontro dos moradores e de atividades culturais. O conjunto sequencial de pavilhões resulta do desenvolvimento de estruturas leve em aço para estas "casas verdes". Apesar de sua complexidade e confiabilidade mais altas do que as demandas deste tipo de programa, sua lógica de construção racional contribui para a menor interferência no ambiente natural.
Tecnologia local em áreas rurais:
Yuan Xin, um engenheiro dedicado à pesquisa de estruturas espaciais e da integridade tensional, aplicou engenhosamente os princípios mecânicos desta última nas colunas de compressão e decompôs o esforço unidirecional da seção transversal tradicional em colunas de tensão e compressão, portanto, proporcionando maior resistência contra a deformação da coluna em relação ao equilíbrio de duas forças direcionais, ultrapassando a restrição da força crítica de Euler para projetos de colunas esbeltas de alta resistência e seção mínima. A estrutura de suporte de um centro de conferências ideal deveria ter bosques de bambu finos, densos e verticais em seu entorno. Apoiado pela tecnologia pré-fabricada destas colunas esbeltas, com uma seção lateral de 14 centímetros, uma altura de 10,45 metros e índice de esbeltez de 1:75. A qualidade esperada da construção foi alcançada simultaneamente através de uma construção rápida de 45 dias, com base em um sistema de construção industrializado e métodos de desenho correspondentes ao gerenciamento do projeto.
O "Internet Conference Center" é uma nova tipologia nos povoados chineses. A composição de seus elementos é, sem dúvida, o resultado da exigência por progresso em nossos dias. O modo de pensar à respeito dos "tipos" e a essência da "transformação" e da "evolução", nunca são marcados pela renúncia, mas pela necessidade urgente de aplicar novas estratégias tecnológicas na promoção da integração entre a tecnologia e o campo, prolongando a ordem inata do ambiente espacial.